Símbolos Star Wars

Star Wars – Guerra nas Estrelas, em tradução livre para o português – é o título de uma das space operas mais famosas do mundo. A ficção científica foi transformada numa série de seis filmes escritos por George Lucas. O primeiro filme da franquia foi lançado em maio de 1977 sob o título de “Star Wars” – mais tarde, para diferenciá-lo dos demais, recebeu o subtítulo “Uma nova Esperança”. O certo é que a história ambientada em uma galáxia fictícia, com diversas espécies de alienígenas e dróides robóticos tornou-se num fenômeno mundial e ícone da cultura pop.

O sucesso do primeiro filme foi acompanhado por duas sequências, “O Império Contra-Ataca”, lançado em maio de 1980, e “O Retorno de Jedi”, lançada em maio de 1983. Episódio V e Episódio VI, respectivamente. Apesar dos filmes serem divulgados somente através de seus subtítulos, a franquia ficou conhecida por suas numerações em algorismos romanos.

Os três primeiros filmes da saga a serem lançados não seguiram a ordem cronológica da space opera. Dezesseis anos depois da exibição do Episódio VI teve início uma nova trilogia. O Episódio I – “A Ameaça Fantasma”, foi o quarto filme da saga a ser rodado. Lançado em maio de 1983, o longa foi eleito pela revista EMPIRE como um dos “500 melhores filmes de todos os tempos”. Na sequência vieram os Episódios II e III, “Ataque dos clones” e “A Vingança dos Sith”, respectivamente.

Com o último filme sendo lançado em maio de 2005, em 2008, a soma da bilheteria arrecada em todos os seis filmes da série totalizava cerca de 4,41 bilhões de dólares. Se levarmos em conta todos os seus subprodutos – literatura, jogos eletrônicos, desenhos animados, dentre outros – a franquia é a mais lucrativa da história com um total de 30 bilhões de dólares arrecadado.

O principal nome por trás da história galáctica, George Lucas – diretor, produtor, roteirista e empresário, também consagrado pela franquia Indiana Jones – fundou sua própria companhia, a Lucasfilm, com o dinheiro arrecadado com o primeiro filme de Star Wars. Em outubro de 2012, a produtora foi comprada pela Walt Disney Company por 4,05 bilhões de dólares. Após a compra, a Disney anunciou o lançamento (dezembro de 2015) do sétimo episódio para Guerra nas Estrelas. Os episódios VII e IX também já foram anunciados.

Quanto aos símbolos Star Wars, os principais são: