Para quem não acompanhou os principais desenhos animados ou não viveu a década de 1990, o nome Dragon Ball Z pode soar estranho. Mas para muitos fãs de anime ou para quem assistia os programas infantis da TV aberta, a série, produzida pela Toei Animation e baseada no mangá escrito por Akira Toriyama, foi um sucesso e ficou marcada na memória afetiva.

A história de Dragon Ball se divide em quatro sagas – o sucesso do anime fez com que os produtores criassem continuações. Ao longo da série, o telespectador acompanha o crescimento das personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como o surgimento de novos desafios, novos vilões e novas raças, como os Saiyajins.

Recheada de longos combates, o anime mais conhecido de todos os tempos dirige-se, essencialmente, ao público adolescente masculino. A história foi ganhando um clima mais sério ao longo do desenrolar das sagas. Foi substituído a comédia, embora o humor sempre estivera presente em alguns episódios, e acrescentado o suspense aos acontecimentos.

Quanto aos símbolos Dragon Ball Z, os ideogramas são os mais presentes no anime:

goku-simbolo-ideograma

Ideograma adotado por Goku – protagonista da saga – significa o seu próprio nome. O Saiyajin adotou o símbolo, localizado no lado esquerdo do peito e nas costas, após completar um treinamento de 100G na nave espacial que viajava rumo a Namek.

ideograma-kame

Este ideograma é utilizado nos quimonos do estilo Kame. No anime, Goku e Kurilin passaram a usar a vestimenta após iniciarem os treinamentos com o Mestre Kame. O símbolo significa ‘tartaruga’.

ideograma-kaio

Composto por dois kanjis, este ideograma é utilizado por todos os Kaios. Após encerrar um treinamento com o Kaio do Norte, Goku passou a usar o símbolo nas costas. O primeiro kanji significa ‘mundo’ e o segundo significa ‘rei’ – ‘rei do mundo’, em um significado literal.

ideograma-piccolo

Usado, essencialmente, pela personagem Piccolo Daimaoh, o símbolo também foi visto no quimono de Gohan – filho de Goku – tanto nas costas quanto no lado esquerdo do peito, durante todo o treinamento que teve com Piccolo Jr. O ideograma significa ‘demônio’ ou ‘espírito maligno’.

ideograma-gohan

Antes de usar o ideograma da personagem Piccolo, Gohan usava um casaco com um símbolo que significava ‘descendente’.

ideograma-casa-goku

Este símbolo é visto na fachada da casa onde Goku e sua família vivem, têm seus momentos de descanso e lazer. O ideograma significa ‘alegria’.

Outros símbolos

Símbolos de Páscoa

Os Símbolos de Páscoa fazem parte das festividades da Semana Santa. A páscoa – uma homenagem

Alfa (letra grega)

Alfa (letra grega)

Alfa (α), derivada da letra fenícia ‘Aleph’, é a primeira letra do alfabeto grego –

Bandeira do Esperanto

Das línguas artificiais – todo idioma construído e definido por um grupo pequeno de pessoas,

Símbolos da Umbanda

A Umbanda, para quem é desinformado e costuma confundi-la com outras manifestações, é uma religião