O feminismo é um movimento social, político e filosófico que tem como objetivo garantir direitos iguais e uma vivência humana por meio da libertação de padrões opressores patriarcais e do empoderamento feminino. Dentro do movimento existem diversas vertentes, filosofias e teorias que advogam pela igualdade de gênero, além de promover os interesses e os direitos das mulheres.
O feminismo alterou, essencialmente, as perspectivas que predominam em diversas áreas da sociedade, que vão do direito a cultura. As ativistas feministas seguem lutando pelos direitos das mulheres – direito ao voto, à sua autonomia e à integridade de seu corpo, direitos reprodutivos (métodos contraceptivos e cuidados pré-natais dignos), direito ao aborto, pela proteção contra violência doméstica, o estupro e o assédio sexual, além de direitos trabalhistas (licença-maternidade, salários iguais).
Os principais símbolos feministas:
Gritos e palavras de ordem
- “A nossa luta é todo dia! Somos mulheres e não mercadoria”
- “Se tem violência contra a mulher a gente mete a colher”
- “A nossa luta é por respeito, mulher não é só bunda e peito”
- “Eu amo homem, amo mulher. Tenho direito de amar quem eu quiser”
Nas manifestações do movimento feminista, acompanhado dos gritos e palavras de ordem, muitas mulheres tiram as blusas deixando seus seios à mostra. No corpo pinturas e frases, como por exemplo ‘meu corpo me pertence’, também chamam a atenção.
Duplo espelho de vênus – simbolo do gênero feminino unido;
Triângulo negro – identificava feministas, prostitutas e lésbicas nos campos de concentração nazistas;
Labrys – símbolo de força e de auto suficiência feminina, usada por tribos guerreiras na Ásia, África e também pelas amazonas;
Além de representar o gênero feminino, o símbolo também representa o planeta Vênus, este batizado em homenagem à deusa romana do amor. Devido à intensa luz que emana, na astronomia, além da lua, Vênus é o único corpo celeste que pode ser visto da Terra tanto de dia quanto de noite.
Símbolo que representa uma das principais pautas do movimento feminista: a defesa do direito ao aborto.