É através dos símbolos de trânsito que os motoristas, os pedestres, os ciclistas e os motociclistas se orientam, são advertidos, regulados e instruídos a seguir a circulação, por vias terrestres, mais segura e adequada.
Localizadas ao lado ou suspensas sobre as vias, os sinais são instituídos pelo Código de Trânsito ou por uma legislação complementar. O CTB também determina, sempre que for necessário, a instalação de placas e demais sinalizações. É essencial, para qualquer condutor, reconhecer os símbolos e saber os seus respectivos significados.
Os sinais de trânsito são classificados em seis categorias: horizontais (faixa de pedestre), verticais (placas de trânsito), sonoros (silvos de apito), luminosos (semáforo), dispositivos de sinalização (cones, cavaletes) e gestos do agente de trânsito e do condutor (movimentos realizados com os braços).
Quanto aos sinais verticais (placas de trânsito), estes possuem sete categorias – apresentando cor e formas diferentes.
Placas de Regulamentação
São utilizadas para indicar limitações, obrigações e proibições. Violar tais placas constitui em uma infração no Código de Trânsito Brasileiro, ficando o condutor sujeito a multa e penalidades.
As placas de regulamentação possuem, essencialmente, o formato circular, as bordas vermelhas e o fundo branco – com exceção da placa de ‘parada obrigatória’, que possui o formato hexagonal e o fundo vermelho, e da placa ‘dê a preferência’, que apresenta um formato triangular.
Placas de Advertência
Tais placas não possuem o caráter punitivo, o objetivo é advertir o condutor, ou seja, alertar sobre possíveis ‘perigos’ na via. Normalmente, são quadradas (instaladas na diagonal) e possuem o fundo amarelo. A advertência pode ser tanto para a aproximação de curvas ou cruzamentos, quanto para a presença constante de animais ou crianças na via – o que exige atenção redobrada.
Placas de Indicação
Indicam e orientam o condutor sobre o local ou destino. As que possuem o fundo azul indicam o local e, as de fundo verde apontam o destino – utilizando setas e quilometragem.
Placas de Sinalização de Obras
O próprio nome indica o objetivo da tais placas: informar o condutor da aproximação de obras. Normalmente, possuem o formato quadrado (instaladas na diagonal) e o fundo amarelo. Algumas também apresentam, em baixo, a indicação da distância.
Placas de Educativas
O propósito de tais placas é educar o condutor quanto ao seu comportamento no trânsito. São retangulares e possuem o fundo branco.
Placas de Atrativos Turísticos
Indicam e orientam o condutor quanto a localização de atrações turísticas locais. Possuem o fundo marrom e contém o nome e o símbolo do local.
Serviços Auxiliares
Informam e orientam o condutor quanto aos lugares em que os mesmos podem dispor dos serviços indicados – hospitais, restaurantes e postos de gasolina, por exemplo. Possuem formato retangular, com fundo azul e contém o símbolo do serviço.