Símbolos Reiki

Criada em 1922 pelo monge budista Mikao Usui, o Reiki é uma prática espiritual baseada no vitalismo – crença na existência da energia vital universal. Através da técnica de imposição de mãos, os praticantes acreditam na possibilidade de canalizar a energia do universo em forma de Ki com o objetivo de restabelecer um suposto equilíbrio natural, espiritual, emocional e físico.

Existem duas vertentes do Reiki: o tradicional japonês e o ocidental. A principal diferença é que na forma ocidentalizada usa-se posições pré-definidas para a técnica de imposição das mãos, ao contrário do senso intuitivo do Reiki nipônico. De forma geral ambos possuem uma hierarquia de três graus – primeiro, segundo e mestre/professor.

Até então, não existem evidências científicas quanto ao conceito do Ki. Há poucos estudos e os que existem não conseguem comprovar a eficácia do Reiki, ou seja, a prática não é reconhecida pela comunidade científica. Apesar de não possuir algo concreto cientificamente, o Reiki não deixa de ser fornecido em muitos hospitais e clínicas médicas.

Quanto aos símbolos da prática espiritual, esses são considerados “chaves que abrem as portas do fluxo de energia vital”. Quando ativados através de desenhos, imaginação ou intenção conectam os praticantes ao fluxo. Os símbolos Reiki também são vistos como botões que, pressionados, respondem com um resultado ‘pré-programado’.

No Reiki japonês (tradicional) há três símbolos que carregam em si crenças, códigos e intenções que ajudam o praticante a alcançar os resultados esperados: o símbolo do poder (CHO-KU-REI), o símbolo da distância (HON-SHA-ZE-SHO-NEN) e o símbolo mental/emocional (SEI-HEI-KI).

Cho-Ku-Rei

cho-ku-rei-simbolos-reiki
O Cho-Ku-Rei significa “Ponha todo o poder do universo aqui”.

Usado para liberar energia e criar equilíbrio, o símbolo representa o aumento do poder – atrai ou reforça a energia.

Sei-Hei-Ki

sei-hei-ki-simbolos-reiki
É a ‘chave do universo’ ou ‘Deus e homem tornando-se um só’. O símbolo da transformação de sentimentos negativos em positivos e da cura das emoções, também é simboliza harmonia e proteção, além de representar o processo de alquímico de limpeza e purificação.

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen

hon-sha-ze-sho-nen-simbolos-reiki
Símbolo da cura à distância, o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen significa ‘o Buddha em mim alcança o Buddha em ti para promover luz e paz’.

Ligado ao corpo mental, o símbolo traz cura para traumas do passado e liberta permanentemente, sem a necessidade de reencarnação, karmas e vidas passadas.