Símbolos Romanos

A Roma Antiga foi uma das civilizações mais fascinantes da história do mundo – muito em função da cultura e dos avanços desenvolvidos. Dos romanos, herdamos inúmeras características culturais. Os símbolos romanos, até os dias de hoje estão presentes na cultura ocidental. O latim, por exemplo, deu origem a língua portuguesa, italiana, espanhola e francesa. Já o direito romano continua a influenciar a produção jurídica atual.

De uma mera cidade, Roma tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. As suas origens são explicadas através do mito dos gêmeos Rômulo e Remo que, segundo a mitologia, foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, os meninos foram criados por um casal de pastores. Já adultos, retornaram a cidade natal e ao ganharem lotes de terra fundaram um nova cidade – Roma.

A cultura romana, muito influenciada pela cultura grega, deixou um enorme legado para as civilizações subsequentes. Muitos aspectos científicos, linguísticos e artísticos chegaram até os nossos dias. Dentre os principais símbolos romanos destacam-se:

Águia Romana
Bandeira romana

Bandeira romana

Usada pelo exército romano como um sinal de identificação das legiões romanas, a águia, essencialmente, simboliza poder, dominação, força, majestade e disciplina. Inicialmente, no tempo de Júlio César, era feita de ouro e prata, com a reforma de Augusto passou a ser feita apenas com ouro.

Sob custódia da primeira corte, ainda que viajasse com o exército, eram raras as ocasiões em que o símbolo saía do acampamento. Para garantir a segurança um legionário era escalado para defender a insígnia, em ocasiões de conflitos ou batalhas, a qualquer custo. Perder a águia era sinônimo de grandes desgraças. No caso de perda ou roubo, a legião responsável pela falha era considerada amaldiçoada.

A águia romana também era símbolo de Júpiter (Zeus, para os romanos), considerado o patriarca de Roma. O símbolo de poder também aparecia nas moedas da civilização romana.

SPQR

spqr-simbolos-romanos

A sigla SPQR, presente nas insígnias das legiões romanas, representa o Senado – umas das instituições mais veneráveis do império. Senatus Populusque Romanus (o senado e o povo romano, em tradução livre para o português) também representa a própria cidade de Roma, assim como está gravado em fachadas de edifícios e tampas de esgoto.

Na versão italiana de Asterix – série de histórias em quadrinhos baseada no povo gaulês – a sigla significa Sono Pazzi Questi Romani (são loucos, estes romanos).