Símbolos do Led Zeppelin

Led Zeppelin foi uma banda britânica, formada em 1968 pelo vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Considerado um dos grupos mais bem sucedidos, influentes e inovadores da história do rock and roll, a banda vendeu cerca de 300 milhões de discos em todo o mundo. Com um estilo único, enraizado no blues, frequentemente o ‘zepelim de chumbo’ é reconhecido como um dos criadores do heavy metal.

Em seus primeiros anos (1968 a 1970), a banda realizou turnês nos Estados Unidos e no Reino Unido, lançou seu primeiro álbum em 1969 e, no mesmo ano, lançou o segundo, gravado quase inteiramente na estrada. O ritmo frenético de shows e gravações fez com que Page e Plant se retirassem para Bron-Yr-Aur – uma casa de campo no País de Gales – para trabalhar no que viria a resultar no terceiro e quarto álbum da banda.

O terceiro álbum (Led Zeppelin III), que mostrou toda a versatilidade da banda, não foi bem recebido pela crítica. Frustado, Jimmy Page decidiu que o quarto disco não iria receber um título oficial e que cada integrante da banda deveria escolher um símbolo que o representasse para compor a capa. Mais conhecido como Led Zeppelin IV, o álbum foi lançado em novembro de 1971, alcançou o segundo lugar da Billboard e vendeu cerca de 40 milhões de cópias – um dos álbuns mais vendidos da história – além de ter sido bem recebido pela crítica, que o apontou como o disco de rock mais importante de todos os tempos.

Pouco antes do disco ser lançado, um outdoor surgiu na Sunset Boulevard de Los Angeles. Ninguém fazia ideia de onde tinha surgido tais símbolos até descobrirem que tratava-se do ‘título’ do novo álbum do Led Zeppelin. A campanha despertou curiosidade e mostrou que mesmo com uma mensagem subjetiva, pode-se atrair atenção.

led-zeppelin-outdoor-simbolos