Símbolos de Reciclagem

Com o aumento da produção de embalagens e produtos descartáveis assim como, consequentemente, da produção de lixo, a reciclagem se tornou mais que uma alternativa – passou a ser um ato imprescindível para a preservação da natureza.

Reciclar significa reaproveitar materiais usados em novos produtos – ou semelhantes ao original – para consumo. Além de preservar o meio ambiente – contribuindo para a diminuição significativa da poluição da água, do solo e do ar – a reciclagem também gera renda. Para muitas pessoas este setor é uma das únicas alternativas de ganhar o sustento de sua família. Não resta dúvidas de que a reciclagem é uma solução economicamente viável, além de ser ecologicamente correta.

No Brasil, as cidades que mais reciclam são: Curitiba (PR), Santo André (SP), Santos (SP) e Itabira (MG). Os materiais mais reciclados são o alumínio (com um nível de reaproveitamento de quase 100%), o plástico, o papel e o vidro.

Para facilitar a identificação dos materiais, otimizar a separação, agilizar o processo de coleta seletiva e diferenciar os transportadores e coletores foi estabelecido um padrão de cores e símbolos. A Resolução de número 275 de abril de 2001 estabeleceu, como parâmetro oficial, as cores correspondentes aos diferentes tipos de resíduos:

azul-reciclagem Azul: Papel e papelão

vermelho-reciclagem Vermelho: Plástico

verde-reciclagem Verde: Vidro

amarelo-reciclagem Amarelo: Metal

preto-reciclagem

Preto: Madeira

laranja-reciclagem Laranja: Resíduos perigosos

branco-reciclagem

Branco: Resíduos de serviços de saúde e ambulatoriais

roxo-reciclagem

Roxo: Resíduos radioativos

marrom-reciclagem

Marrom: Resíduos orgânicos

quadro-reciclagem Cinza: Resíduos não recicláveis, contamináveis ou não passíveis de separação

lixos-coleta-seletiva-cores

Já os símbolos de reciclagem, padronizados por uma Norma estabelecida pela ABNT, têm como objetivo sinalizar a possibilidade do material em questão ser reciclado alertando os consumidores para o descarte seletivo, além de identificar os seis diferentes tipos de material plástico.

simbolo-reciclagem

A sequência de três setas em formato triangular é o símbolo internacional da reciclagem. Tal simbologia é, comumente, utilizada para indicar, de forma geral, que o material pode ser reaproveitado na produção de um novo produto. Os demais símbolos são:

simbolos-reciclagem

Quanto aos plásticos, os símbolos utilizados são específicos – seguem o formato triangular, mas cada tipo plástico é identificado com um número:

plastico-simbolos-reciclagem