Tríscele

Um tríscele ou triskelion – do grego τρισκέλιον, ‘com três pernas’ – é um símbolo composto por três pernas humanas flexionadas, por três espirais entrelaçados ou por qualquer desenho similar que forme a ideia de simetria rotacional.

O tríscele é usado como símbolo identificativo por quatro regiões da Europa: Sicília, Ilha de Man, Bretanha e Galiza. Na Sicília e em Man, o desenho é formado por três pernas dobradas e entrelaçadas na região da virilha.

Na bandeira da Ilha de Man, o símbolo aparece envolto por uma armadura.

Tríscele com armadura

Na Galiza são três meias luas girando sobre um ponto em comum e na Bretanha, o triskelion, faz parte dos símbolos celtas.

Quanto ao estandarte siciliano, este possui um tríscele, composto por uma imagem de uma medusa, em seu centro.

Bandeira da Sicília

Bandeira da Sicília

O tríscele é um símbolo presente em diversas culturas da Antiguidade, como a dos micênios, dos lícios e a dos Celtas. No caso da Ilha de Man, Bretanha e Galiza, a herança foi, essencialmente, Celta. Quanto a região da Sicília, o símbolo seria herdado da Civilização Micênica. O triskelion também é um emblema heráldico presente em escudos de guerreiros e ilustrados em objetos de cerâmica da Antiga Grécia.

Como os trísceles compartilham uma característica observada nas espirais – movimento a partir do centro – a referência do símbolo costuma ser semelhante: movimento da vida e do universo. No sentido horário representa crescimento e expansão, já no sentido anti-horário simboliza recolhimento e proteção.

triscele-sentidos-simbolos