@ (arroba)

Criado inicialmente para ser apenas uma unidade de medida, o @ (arroba) se tornou símbolo da revolução tecnológica, ganhou status de design e passou a ser peça de museu.

O símbolo tipográfico substitui a palavra inglesa ‘at’, que significa ‘em’ ou ‘a’, no sentido de localização ou endereço. Em português, o significado assumiu o ‘arroba’ pelo contexto comercial. Atualmente, o ‘@’ é muito usado na informática para indicar a localização de e-mails, perfis de redes sociais, dentre outras aplicações.

Evolução do símbolo arroba

Evolução do símbolo arroba

A sua origem remonta à idade média, onde não havia a imprensa e muito menos a internet. Na época – século 16, na cidade de Florença, na Itália -, o marchante Francesco Lapi usou o símbolo como uma unidade de medida. Outra teoria aponta o uso do arroba como uma abreviação para ‘cada uma a’, de forma que ’12 bananas @ $1′ custariam $12. Também há referências quanto ao trabalho dos profissionais chamados de ‘copistas’, que no intuito de economizar tinta e papel substituíam palavras por símbolos e abreviaturas – o ‘@’, no caso, substituía a preposição latina ‘ad’, que possuía o sentido de ‘casa de’.

A simbologia foi mantida mesmo com o advento da imprensa. A arroba foi utilizada em diversas máquinas de escrever e virou propriedade dos contadores. O registro contábil ‘6@£12’, por exemplo, significava dizer que 7 unidades saíam ao valor de 12 libras cada. Foi apenas no final do século 20 que o símbolo virou ícone da era digital.

Com o tempo, o arroba foi caindo em desuso, até que o engenheiro elétrico norte-americano Ray Tomlinson inventou o correio eletrônico, mais conhecido como e-mail, em 1971. Ele escolheu o ‘@’ para ser a ligação dos endereços com os provedores. Com a internet, o uso do símbolo passou a ser tão comum que já não percebemos mais a sua presença.

Nos fóruns, o ‘@’ pode ser usado para direcionar uma pergunta/resposta a um determinado usuário. No corpo de um e-mail, o símbolo também pode ser usado para se referir a alguém. No Twitter, o arroba é usado para os usuários enviarem twetts/respostas entre si, ou fazerem referências. O recurso de marcação também está presente no Facebook e no Instagram.

As mais diversas áreas do conhecimento já estudaram o símbolo. Em cada uma delas o significado era diferente e independentemente da língua que se fala, ele desempenha pelo menos uma função em comum: identificar o provedor do seu correio eletrônico (e-mail). Recentemente, o MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York) avaliou a importância do arroba para o design e ficou decidido a adição do ícone às 175 mil peças do acervo. A justificativa para o ‘@’ figurar no museu é simples: um marco da era da tecnologia.