O Sol de Vergina (ou Estrela Argeada, ou ainda Estrela de Vergina) é uma simbólica estrela de 16 raios.
Em 1977, durante escavações arqueológicas na pequena cidade de Vergina, na região grega da Macedônia, o professor Manolis Andronikos encontrou um cofre dourado, posto na tumba dos reis da Macedônia Antiga, que continha grafado uma imagem da estrela. Andronikos acreditava que o cofre pertencia ao rei Felipe II, pai de Alexandre Magno, no entanto, outros historiadores apontaram que na verdade o túmulo pertencia a Felipe III Arrideu, o qual reinou depois de ambos.
Hoje, o cofre encontra-se em exposição no Museu Arqueológico de Vergina, próximo do local da sua descoberta. Uma segunda versão da estrela, com doze raios, foi encontrado sobre o cofre de Olímpia do Épiro (mãe de Alexandre Magno).
Quanto ao significado do símbolo, ainda há controvérsias. Arqueólogos e historiadores não chegaram a um consenso e a dúvida permanece – trata-se de um símbolo da Macedônia, um símbolo religioso que representava os doze deuses do Olimpo, um emblema da dinastia Argeada ou, simplesmente, um desenho decorativo. A hipótese mais convincente, em todo caso, é a do professor Manolis Andronikos, que interpretava o Sol de Vergina como um emblema da dinastia macedônica.
São inúmeras as versões da estrela com dezesseis e oito pontas em escudos e moedas macedônicas. Há ainda uma série de representações de hoplitas atenienses que apresentam um desenho idêntico, mesmo antes de Andronikos encontrar o cofre na região de Vergina.
Logo após a descoberta do cofre, o símbolo foi adotado em todo o território da Grécia como forma de dar continuidade entre a antiga cultura macedônica e a Grécia moderna. A estrela, sob um fundo azul, é utilizada como emblema oficial das prefeituras, das três subdivisões e dos municípios da região da Macedônia. O Sol de Vergina também foi utilizado por grupos nacionalistas da FYROM e associações da diáspora eslavo-macedênica.
Fora da região da Macedônia algumas organizações nacionalistas continuam a usar a Estrela Argeada. No Canadá, por exemplo, a Associação dos Macedônicos Unidos utilizada a estrela com dezesseis pontas em seu logotipo. Na Albânia, o Sol de Vergina foi adotado como oficial pelo município de Liqenas.