Sol de Vergina

O Sol de Vergina (ou Estrela Argeada, ou ainda Estrela de Vergina) é uma simbólica estrela de 16 raios.

Em 1977, durante escavações arqueológicas na pequena cidade de Vergina, na região grega da Macedônia, o professor Manolis Andronikos encontrou um cofre dourado, posto na tumba dos reis da Macedônia Antiga, que continha grafado uma imagem da estrela. Andronikos acreditava que o cofre pertencia ao rei Felipe II, pai de Alexandre Magno, no entanto, outros historiadores apontaram que na verdade o túmulo pertencia a Felipe III Arrideu, o qual reinou depois de ambos.

Hoje, o cofre encontra-se em exposição no Museu Arqueológico de Vergina, próximo do local da sua descoberta. Uma segunda versão da estrela, com doze raios, foi encontrado sobre o cofre de Olímpia do Épiro (mãe de Alexandre Magno).

Sol de Vergina, no Museu Arqueológico de Tessalônica

Sol de Vergina grafado na arca de ouro, no Museu Arqueológico de Tessalônica

Quanto ao significado do símbolo, ainda há controvérsias. Arqueólogos e historiadores não chegaram a um consenso e a dúvida permanece – trata-se de um símbolo da Macedônia, um símbolo religioso que representava os doze deuses do Olimpo, um emblema da dinastia Argeada ou, simplesmente, um desenho decorativo. A hipótese mais convincente, em todo caso, é a do professor Manolis Andronikos, que interpretava o Sol de Vergina como um emblema da dinastia macedônica.

São inúmeras as versões da estrela com dezesseis e oito pontas em escudos e moedas macedônicas. Há ainda uma série de representações de hoplitas atenienses que apresentam um desenho idêntico, mesmo antes de Andronikos encontrar o cofre na região de Vergina.

Bandeira oficial da República da Macedônia

Bandeira oficial da República da Macedônia

Logo após a descoberta do cofre, o símbolo foi adotado em todo o território da Grécia como forma de dar continuidade entre a antiga cultura macedônica e a Grécia moderna. A estrela, sob um fundo azul, é utilizada como emblema oficial das prefeituras, das três subdivisões e dos municípios da região da Macedônia. O Sol de Vergina também foi utilizado por grupos nacionalistas da FYROM e associações da diáspora eslavo-macedênica.

Bandeira oficial da FYROM entre 1992 e 1995

Bandeira oficial da FYROM entre 1992 e 1995

Fora da região da Macedônia algumas organizações nacionalistas continuam a usar a Estrela Argeada. No Canadá, por exemplo, a Associação dos Macedônicos Unidos utilizada a estrela com dezesseis pontas em seu logotipo. Na Albânia, o Sol de Vergina foi adotado como oficial pelo município de Liqenas.