Símbolos do Exército Brasileiro

O símbolo principal do Exército Brasileiro representa e identifica a Força Militar. Padronizado de acordo com a norma estabelecida pela Portaria do Comandante do Exército nº 095, de fevereiro de 2005, a insígnia tem a seguinte descrição: “Escudo formado por um resplendor de vinte lâminas, cruzado no seu eixo vertical, de baixo para cima, por um sabre prata, este sobreposto por três elipses, nas cores verde, amarelo e azul, contendo, este último, a constelação do Cruzeiro do Sul na cor prata”.

Nas dimensões previstas, o símbolo, em qualquer que seja o padrão (metálico, plastificado ou bordado), deve ser usado nos uniformes básicos, nas vestimentas especiais e em peças complementares. A Marca do exército, por sua vez, é composta pela insígnia propriamente dita e pelos dizeres EXÉRCITO BRASILEIRO – os elementos podem ser apresentados em conjunto ou separados. Há, ao todo, nove versões para uso.

símbolos-exercito-marca

Sobre o símbolo principal é necessário pontuar que o mesmo não é uma representação heráldica, ou seja, trata-se de uma marca, uma identidade visual que, por essa razão, não possui, e tampouco sugere, significados. Portanto, o símbolo do Exército não foi norteado pela ciência que descreve os brasões, embora esteja nítida a inspiração em aspectos históricos.

brasao-de-armas-simbolos-exercitoQuanto ao Brasão de Armas – representação heráldica máxima da Instituição Militar – este foi decretado com a seguinte descrição: escudo português vermelho e azul, contendo em brocante um grifo de ouro, animado, com a língua de fora e armado de preto, segurando nas garras uma estrela de oito pontas de prata. O grifo, por sua vez, simboliza a guarda e a vigilância na defesa da Pátria e da lei; já a estrela, a necessidade da ação contemplar todos os pontos cardeias em busca da União. O elmo de prata representa a figura do militar, forrado de púrpura e a três quartos para a direita com uma correia azul. Paquife e virol de azul e vermelho, respectivamente. E, por fim, um listel verde, ondulado, posto abaixo do escudo e em letras douradas escrito: segurança e integração.

Armas, quadros e serviços do Exército

Armas

armas-simbolos-exercito

Infantaria: dois fuzis cruzados com uma granada no meio, todos na cor verde;

Cavalaria: duas lanças vermelhas cruzadas com bandeirolas e um laço no meio de mesma cor;

Artilharia: um candeeiro incandescente;

Engenharia: um castelo na cor azul turqueza;

Comunicações: um círculo na cor azul celeste com quatro setas indicando os pontos cardeais.

Quadros

quadros-simbolos-exercito

Material bélico: dois canhões cruzados na cor cinza;

Engenheiro Militar: roda dentada circunscrevendo um castelo, ambos na cor azul turqueza;

Auxiliar de Oficiais: roda dentada vazada com um sabre e duas penas cruzadas.

Serviços do Exército

servico-exercito-simbolos

Intendência: folha de acanto na cor amarela;

Saúde: uma cruz vermelha;

Assistência religiosa: uma cruz sob uma bíblia.