Símbolos Escoteiros

O escotismo é um movimento mundial, voluntariado, educacional, sem fins lucrativos e apartidário. Fundado em 1907, por Lord Robert S. S. Baden-Powell, a proposta da organização segue centrada no desenvolvimento do jovem por meio de um sistema que privilegia a honra – baseada na promessa (compromisso) e na lei escoteira. Além de, através da prática da vida ao ar livre e do trabalho em equipe, fazer com que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento pessoal e torne-se num exemplo de lealdade, altruísmo, fraternidade, respeito, responsabilidade e disciplina.

Dentre os principais símbolos escoteiros, destacam-se:

Sinal escoteiro

Sinal EscoteiroFormado pelos dedos (mão direita) indicador, médio e anular, unidos e estendidos, mais o polegar mantido sobre o mínimo (vide figura ao lado), o sinal representa as três premissas da Promessa Escoteira (os três dedos estendidos) e que mesmo os escoteiros mais distantes permanecem unidos, além do mais forte proteger/defender o mais fraco (polegar sobre o mínimo).

Lema

Sempre Alerta – significa que todo escoteiro precisa estar sempre atento, preparado, mentalmente e físico, para cumprir o seus deveres para com Deus, o próximo e com a Pátria.

Aperto de mão

Aperto de mão escoteiroPode causar uma certa estranheza, mas os escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda e com os dedos mínimos entrelaçados. No entanto, o gesto quer dizer que há confiança mútua entre os companheiros.

Saudação escoteira

saudação escoteiraA posição dos dedos é igual ao sinal escoteiro, mas a mão na saudação toca ligeiramente o lado direito da fronte. Todos aqueles que possuem o distintivo escoteiro fazem a saudação, uns aos outros, no momento em que se encontram pela primeira vez no dia. Independente da classe, cargo ou graduação, quem toma a iniciativa de saudar é sempre o primeiro a ver o outro. A saudação também é usada para cumprimentar autoridades durante cerimoniais de hasteamento/arriamento da Bandeira Nacional, assim como quando o Hino Nacional é tocado e não cantado.

Distintivo de Promessa

Flor-de-LisUm dos principais símbolos do escotismo é a Flor-de-Lis. O distintivo tem origem nos antigos mapas, que usavam a figura da flor na rosa dos ventos para indicar o norte, a direção certa. Para os escoteiros, o emblema mostra ainda o caminho do cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. Suas três folhas, também, remetem aos três itens da promessa.distintivo-flor-de-lis-escoteiro

Hoje, a Flor-de-Lis é o símbolo oficial para todos os grupos escoteiros que pertencem à fraternidade mundial. Para distinguir uma nacionalidade da outra, na maioria dos casos, o emblema nacional é posto junto à Flor-de-Lis. No Brasil, por exemplo, o Selo da República é utilizado para este fim.