Símbolos Judaicos

O Judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta (crença na existência de apenas um Deus) da história do mundo. Para os judeus, Deus fez uma espécie de acordo como os hebreus (o povo escolhido) prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a religião é praticada em diversas regiões do mundo – o estado de Israel concentra o maior número de praticantes.

Dentre os rituais e símbolos judaicos destacam-se os cultos que são realizados em templos chamados de sinagoga, o menorá, o Bar Mitzvah (iniciação a vida adulta), o kippa (touca que representa o respeito a deus durante as orações), dentre outros.

Menorá

menora-simbolos-judaicos Um dos principais e mais difundidos símbolos judaicos, a Menorá é um candelabro de sete braços. Constituído, originalmente, de ouro batido, puro e maciço, a ‘lâmpada’ foi feita por Moisés para ser colocada no Santo Lugar junto com a Mesa dos Pães da Proposição e o Altar de Incenso.

A Menorá representa, essencialmente, os arbustos em chamas que Moisés viu no Monte Sinai. O símbolo existia desde o tabernáculo – atualmente representa o povo judeu e o Estado de Israel, juntamente com a Estrela de Davi.

Outro candelabro importante para os judeus é a Chanukiá.

Chanukiá

chanukia-simbolos-judaicos Diferentemente da Menorá, que possui sete braços, a Chanukiá é constituída de nove braços. Usado, principalmente, durante os oito dias da Festa das Luzes, o símbolo é parte fundamental na celebração do feriado de Chanuká.

Nesta festa, os judeus celebram a libertação do Templo de Jerusalém do controle dos Gregos. Ao acender o candelabro o povo judeu torna público o milagre de Chanuká – o azeite que havia numa botija, e que duraria apenas um dia, queimou no chanukiá por oito dias. Por este motivo, o símbolo possui os seus nove braços, sendo o braço do meio, o mais proeminente, chamado de Shamash (servente), usado para aceder as demais velas que são colocadas nos demais braços.

Hamsá

hamsa-mao-de-fatima-simbolos-judaicos Usado por praticantes do Judaísmo e do Islamismo, o amuleto contra o mau-olhado também é conhecido pelos nomes mão de Fátima, mão de Deus, olho de Fátima, chamsá, mão de Míriam ou mão de Hamesh.

Saiba mais sobre o símbolo em Hamsá/Mão de Fátima.

Outros símbolos

Ferramentas de Orixás

Os orixás são entidades/deuses africanos que correspondem a pontos de força da natureza, sendo que

Símbolo do autismo

Símbolo do Autismo

Existem vários símbolos associados ao autismo, cada um com seu próprio significado. Alguns dos mais

Símbolos Monetários

Os símbolos monetários são usados como abreviações para o nome de uma moeda, essencialmente referindo-se