Ferramentas de Orixás

Os orixás são entidades/deuses africanos que correspondem a pontos de força da natureza, sendo que as suas personificações estão diretamente relacionadas às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá, ao contrário do que se possa imaginar, aproxima-os dos seres humanos (mortais), pois eles expressam-se através de emoções como as nossas – sentem ciúmes, raiva, amam, são passionais. Cada entidade tem ainda os seus símbolos ou ‘ferramentas de orixás’, composto de ferramentas, cores, saudações, cantigas, rezas, comidas, espaços físicos, dias da semana e até horários.

Como resultado do sincretismo religioso, que se deu durante o período da escravidão no Brasil – quando os negros escravizados sofreram com a imposição do catolicismo – cada orixá passou a ser associado a um santo católico. Para manterem suas crenças e os seus deuses vivos, viram-se obrigados a ‘mascará-los’ nos arquétipos dos santos, estes não eram de fato cultuados.

Os Orixás são divididos em 4 elementos da natureza – água, terra, fogo e ar. Os mais conhecidos formam um grupo de 12 entidades:

Nanã

nana-simbolos
Deusa dos mistérios. Sua cor é o violeta ou roxo e o seu símbolo é o Ibiri (bastão de hastes de palmeira), que a mesma traz na mão para afastar a morte. A saudação é ‘Salubá!’.

Omolú

omulu-simbolos
O orixá da medicina. Sua cor é o preto e branco e o seu símbolo é o Xaxará ou Íleo (lança de madeira, uma espécie de bastão). A saudação é ‘Atotoó!’.

Oxumarê

oxumare-simbolos
O orixá da riqueza. Suas cores são as do arco-íris e o seu símbolo é a Ebiri (serpente, círculo, bradjá). A saudação a essa entidade é ‘A Run Boboi!’.

Oxalá

oxala-simbolos
O orixá maior. Sua cor é o branco leitoso e o seu símbolo é o Opáxoró (cajado metálico). A saudação é ‘Epa Bàbá’.

Exú

exu-simbolos
Mensageiro dos orixás. Suas cores são preto (conhecimento) e o vermelho (coragem), já o seu símbolo é o tridente. A saudação é ‘Laroié!’.

Ogun

ogun-simbolos
O orixá da guerra. Suas cores são o verde ou azul-escuro e o seu símbolo é a bigorna, faca, pá, enxada dentre outras ferramentas. A saudação é ‘Ògún ieé!’.

Oxóssi

oxossi-simbolos
O orixá da caça e rei das matas. Sua cor é o azul-turquesa e o seu símbolo é o Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré. A saudação é ‘Òké Aro!!! Arolé!’.

Yemanjá

yemanja-simbolos
Deusa do mar, segunda esposa de Oxalá. Suas cores são o branco, prateado, azul e rosa. O seu símbolo é o Abebé prateado (leque com espelho) e a sua saudação é ‘Erù-Iyá, Odó-Iyá’.

Iansã

iansã-simbolos
Senhora dos ventos e tempestades. Suas cores são o marrom, vermelho e rosa. O seu símbolo é a Espada e Eruexin (instrumento feito de rabo de cavalo) e a sua saudação é ‘Epahei!’.

Oxun

oxun-simbolos
Orixá do amor, da fertilidade e maternidade. Sua cor é o amarelo-ouro e o seu símbolo é o Abebé (leque com espelho), assim como Yemanjá. A saudação é ‘Òóré Yéyé ó!’.

Xangô

xango-simbolos
Senhor da justiça. Sua cor é o vermelho (ou marrom) e branco. O seu símbolo é o Oxés (machados duplos), Edún-Àrá, xerê. Sua saudação é ‘Kawó Kabiesilé!’.

Ibeji

ibeji-simbolos
É o Orixá-Criança. Sua cores são o azul, rosa e verde. Quanto ao seu símbolo trata-se de 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas. A saudação é ‘Bejiróó!’.

Outros símbolos

Símbolo da Globo

Assistida, diariamente, por mais de 200 milhões de pessoas, a Rede Globo, segunda maior rede

Símbolos Ciganos

Imagine um mundo em que os indivíduos não possuem documentos, endereço fixo, conta em banco

Símbolo Nacional

Símbolos Nacionais

Os símbolos nacionais são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir

Alfa (letra grega)

Alfa (letra grega)

Alfa (α), derivada da letra fenícia ‘Aleph’, é a primeira letra do alfabeto grego –