Ferramentas de Orixás

Os orixás são entidades/deuses africanos que correspondem a pontos de força da natureza, sendo que as suas personificações estão diretamente relacionadas às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá, ao contrário do que se possa imaginar, aproxima-os dos seres humanos (mortais), pois eles expressam-se através de emoções como as nossas – sentem ciúmes, raiva, amam, são passionais. Cada entidade tem ainda os seus símbolos ou ‘ferramentas de orixás’, composto de ferramentas, cores, saudações, cantigas, rezas, comidas, espaços físicos, dias da semana e até horários.

Como resultado do sincretismo religioso, que se deu durante o período da escravidão no Brasil – quando os negros escravizados sofreram com a imposição do catolicismo – cada orixá passou a ser associado a um santo católico. Para manterem suas crenças e os seus deuses vivos, viram-se obrigados a ‘mascará-los’ nos arquétipos dos santos, estes não eram de fato cultuados.

Os Orixás são divididos em 4 elementos da natureza – água, terra, fogo e ar. Os mais conhecidos formam um grupo de 12 entidades:

Nanã

nana-simbolos
Deusa dos mistérios. Sua cor é o violeta ou roxo e o seu símbolo é o Ibiri (bastão de hastes de palmeira), que a mesma traz na mão para afastar a morte. A saudação é ‘Salubá!’.

Omolú

omulu-simbolos
O orixá da medicina. Sua cor é o preto e branco e o seu símbolo é o Xaxará ou Íleo (lança de madeira, uma espécie de bastão). A saudação é ‘Atotoó!’.

Oxumarê

oxumare-simbolos
O orixá da riqueza. Suas cores são as do arco-íris e o seu símbolo é a Ebiri (serpente, círculo, bradjá). A saudação a essa entidade é ‘A Run Boboi!’.

Oxalá

oxala-simbolos
O orixá maior. Sua cor é o branco leitoso e o seu símbolo é o Opáxoró (cajado metálico). A saudação é ‘Epa Bàbá’.

Exú

exu-simbolos
Mensageiro dos orixás. Suas cores são preto (conhecimento) e o vermelho (coragem), já o seu símbolo é o tridente. A saudação é ‘Laroié!’.

Ogun

ogun-simbolos
O orixá da guerra. Suas cores são o verde ou azul-escuro e o seu símbolo é a bigorna, faca, pá, enxada dentre outras ferramentas. A saudação é ‘Ògún ieé!’.

Oxóssi

oxossi-simbolos
O orixá da caça e rei das matas. Sua cor é o azul-turquesa e o seu símbolo é o Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré. A saudação é ‘Òké Aro!!! Arolé!’.

Yemanjá

yemanja-simbolos
Deusa do mar, segunda esposa de Oxalá. Suas cores são o branco, prateado, azul e rosa. O seu símbolo é o Abebé prateado (leque com espelho) e a sua saudação é ‘Erù-Iyá, Odó-Iyá’.

Iansã

iansã-simbolos
Senhora dos ventos e tempestades. Suas cores são o marrom, vermelho e rosa. O seu símbolo é a Espada e Eruexin (instrumento feito de rabo de cavalo) e a sua saudação é ‘Epahei!’.

Oxun

oxun-simbolos
Orixá do amor, da fertilidade e maternidade. Sua cor é o amarelo-ouro e o seu símbolo é o Abebé (leque com espelho), assim como Yemanjá. A saudação é ‘Òóré Yéyé ó!’.

Xangô

xango-simbolos
Senhor da justiça. Sua cor é o vermelho (ou marrom) e branco. O seu símbolo é o Oxés (machados duplos), Edún-Àrá, xerê. Sua saudação é ‘Kawó Kabiesilé!’.

Ibeji

ibeji-simbolos
É o Orixá-Criança. Sua cores são o azul, rosa e verde. Quanto ao seu símbolo trata-se de 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas. A saudação é ‘Bejiróó!’.