Símbolos da Nova Era

A Nova Era (do inglês New Age) é um movimento cultural/filosófico, que ocorreu com mais força nas décadas de 1960 e 1970, tendo como base princípios e elementos de religiões orientais, do espiritismo, da psicologia trans-pessoal, de terapias alternativas, além da astrologia e do gnosticismo. Por conta de tal sincretismo, os Símbolos da Nova Era também fazem parte de outras correntes, religiões e ordens.

O principal objetivo da Nova Era, basicamente, é o de servir como instrumento de contestação às religiões, dogmas e valores tradicionais – sugerindo um novo modelo de consciência moral, social e psicológica. Embora ainda há resquícios de seu legado na atualidade, o movimento jamais existiu de forma centralizada ou como uma organização.

A Nova Era não é uma religião, seita ou igreja. Também não possui chefe, doutrinas fixas ou regras. Cada um é ‘livre’ para formular sua própria verdade religiosa, ética e filosófica. No entanto, os participantes compartilham da crença de que o mundo está para entrar em um período de harmonia e de paz (era de Aquário), que tudo é ‘deus’ e ele está em tudo, que todas as religiões são iguais e que as pessoas reencarnam.

Qualquer pessoa pode fazer parte do movimento. Seus principais pensadores costumam ser oriundos da contracultura dos anos 1960 e 1970 que, de certa forma, rejeitou valores tradicionais a favor da liberdade, do amor livre e da paz espiritual.

Para representar a linha de pensamento e crença, ao longo dos anos, foram usados diversos símbolos. Dentre os principais estão:

Arco-íris

arco-írisO arco-íris da Nova Era, representado só até a metade, é um dos símbolos mais característicos do movimento. Considerado como uma espécie de ‘ponte mental’ que une o homem e o cosmos e a cidade de Schambala, o símbolo também representa a proximidade da alma humana com a ‘Alma Universal’ ou ‘Grande Mente Universal’.

Na bíblia, o símbolo representa a aliança entre Deus e o seu povo.


Fita entrelaçada sem fim

Fita entrelaçada sem fimSignifica a união das forças cósmicas – interrupta, perfeita, universal – e o caráter contínuo da vida (reencarnações). Também representa o pacto de sangue entre os membros do movimento, assim como é usado para uma melhor disciplina entre os mesmos.


Unicórnio

unicórnioO unicórnio, para os adeptos da Nova Era, costuma ser o símbolo da liberdade sexual: heterossexualidade, homossexualidade, Fornicação (sexo antes do casamento), sexo grupal, etc.


Casal transpessoal

casal transpessoalSignifica o fim do casamento, aqui representado pela letra ômega (última letra do alfabeto grego). Os membros da Nova Era afirmam que o ser humano não deve pertencer a uma família possessiva, e sim estarem livres, quando acharem conveniente, para buscar outros parceiros.


Cruz com laço

cruz com laçoO símbolo representa o desprezo pela virgindade, pela pureza e a troca de parceiros conforme a escolha pessoal. Segundo a Nova Era, a sexualidade tem o poder de purificar o ser humano, elevar o espírito e embelezar o corpo.

É um resgate do paganismo antigo, cujo ‘deuses’ promoviam orgias regadas a muito vinho, prostituição e descompromisso nos relacionamentos.


Borboleta

borboletaSimboliza, basicamente, as transformações do mundo. A analogia parte do fato da lagarta entrar no casulo, se transformar e sair em forma de borboleta, assim a humanidade passa de uma era antiga (Era de Peixes) para uma ‘nova era’ (Aquário).


Chifre Usado

chifre usadoComumente o símbolo é usado para tirar o mau-olhado e afastar qualquer tipo de fluídos negativos. Aparece em colares, pulseiras, brincos, etc.


Pomba com ramo no bico

pomba com ramo no bicoA pomba branca é conhecida mundialmente como o símbolo da paz e do Espírito Santo. Já a pomba com ramo no bico representa a ‘paz’ aquariana – a era de aquário. Os membros da Nova Era têm a esperança de que as águas de ‘peixes’ – vivemos a Era de Peixes, segundo o movimento – sequem e deem lugar às águas de um novo período. Tal paz e harmonia, ainda segundo os adeptos, irá cessar guerras, exigências sociais, econômicas e ideológicas.


Mancha Louca

mancha loucaTrata-se de uma gota de sangue, que muitos dizem ser um escárnio ao sangue de Jesus, com o objetivo de torná-lo algo banal esem nenhum valor perante a humanidade.