Símbolo do Euro

O euro é uma moeda que circula na Europa. É a moeda oficial de 18 dos países da União Europeia e circula em moedas e cédulas desde novembro de 1999. Seu código internacional, segundo a ISO 4217, é EUR, e o seu símbolo é o “”. A representação do euro é muito semelhante graficamente à vogal “E”, primeira letra da moeda e de “Europa”.

O símbolo é inspirado na letra grega Épsilon. A intenção contida na escolha dessa letra é a de colocar a Grécia como o berço, a origem da civilização européia. Esse simbolo, porém, é ainda mais complexo: possui duas linhas paralelas que o cortam ao meio. Essas linhas querem dizer que a moeda é estável internamente.

euro-simbolosJá era discutida, desde a década de 70, a criação de uma moeda unificada na Europa, mas apenas em 1992 a ideia começou a ter bases para ser colocada em prática, graças ao Tratado de Maastricht. Esse Tratado possibilitou a criação da União Européia e a instituição da moeda única. Os páises que adotaram essa moeda como oficial são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. Alguns países, como o Reino Unido, optaram por não adotar o euro, pois a moeda nacional já possuía bastante estabilidade e força, então não seria vatanjoso. Apesar disso, muitos estabelecimentos desses países aceitam a moeda sem problemas.

Simbolo do euro no teclado

É possível fazer o símbolo do euro com uma simples combinação no teclado. É simples: basta segurar a tecla “alt” e apertar os seguintes números em seu teclado númérico, nesta ordem: 0, 1, 2 e 8. Preste atenção, este comando funciona apenas com o teclado numérico, não é possível escrever o código usando os números que ficam acima do teclado alfabético. Agora basta tentar. Caso seu resultado seja €, tudo certo. Se nada aparecer, talvez seja porque seu teclado numérico esteja desativado. Se o resultado forem outros símbolos, você pode ter digitado os números errados.