Símbolo da Globo

Assistida, diariamente, por mais de 200 milhões de pessoas, a Rede Globo, segunda maior rede televisiva comercial do mundo, alcança mais de 98% do território brasileiro e cerca de 99,55% da população. Com sede administrativa localizada no Rio de Janeiro, a Globo conta com 122 emissoras afiliadas ou próprias, além da transmissão para o exterior através da TV Globo Internacional e de serviços para assinantes.

Fundada em 26 de abril de 1965 pelo comunicólogo Roberto Marinho, a Globo possui, por ser a maior rede do Brasil e uma das maiores do mundo, uma enorme capacidade de influenciar a política, a cultura e a opinião pública. Ao longo dos seus pouco mais de 40 anos, a rede já envolveu em inúmeros episódios controversos em relação a sociedade brasileira, que vão desde o apoio a ditadura militar até a influência em processos eleitorais democráticos, como em 1989.

Hoje, é muito difícil conhecer alguém – sendo que em mais de 98% dos domicílios brasileiros há, ao menos, um aparelho televisivo – que nunca tenha visto o símbolo da Globo. Usado desde 1973, sofrendo, ao longo dos anos, reformulações em sua textura e nas cores, o ‘círculo com um retângulo com outro círculo’ foi criado pelo austríaco Hans Donner.

símbolos da Globo ao longo dos anos

Segundo Donner, o símbolo representa o planeta Terra e o retângulo, por sua vez, a televisão.

globo-simbolo-explicacao

Portanto, essencialmente, o logo mostra o globo terrestre com um retângulo (a TV) mostrando o próprio planeta (segunda esfera). Talvez a ideia tenha sido preponderante no slogan da emissora – Globo, a gente se vê por aqui.