O símbolo da Administração é uma figura que representa tanto a profissão de administrador quanto o Conselho Federal de Administração (CFA). O emblema é formado por flechas horizontais, que apontam para a direita e esquerda, e triângulos concêntricos.

De acordo com o Manual de Identidade Visual do CFA, instituído através da Lei nº 4.769, foi promovido, em meados do ano de 1979, um concurso nacional para a escolha do símbolo que identificasse o conselho e representasse a profissão. Para tal, foram convidados para compor o corpo de jurados: Rui Vieira da Cunha (especialista em heráldica), Zélio Alves Pinto (grafista), Alexandre Wollner (arquiteto), José E. Mindlin (industrial), além dos presidentes dos Conselhos Regionais e Federais.

O concurso recebeu 309 sugestões, oriundas de quase todas as regiões brasileiras. Os jurados, incumbidos de julgar e definir o certame, selecionaram 40 trabalhos para a segunda fase de seleção, desses restaram 10. A escolha final, após a grande dúvida devido às linguagens gráficas serem bem distintas, legitimou o desenho, que até hoje, representa, em todo o território nacional, a profissão de Administrador. Os autores vencedores – um grupo de Curitiba, denominado ‘Oficina de Criação’ – definiu o símbolo como: “A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria”.

Simbolo da Administração

Quanto ao significado do símbolo, as flechas centrais apontam para um mesmo ponto e representam os principais objetivos da profissão – organizar, reunir, orientar, centralizar, dispor para funcionar, direcionar, arbitrar, coordenar, relatar, dirigir, planejar e encaminhar os diferentes aspectos de um possível problema para uma solução. As flechas laterais, representam as metas a serem alcançadas. Já os quadrados brancos, que se formam ao centro da figura, remetem ao caráter dinâmico da profissão.

O símbolo, em sua forma 3D possui três cores (azul, branco e preto). Quanto ao símbolo em 2D, este possui apenas um cor (azul).

Símbolo da Administração 3D

Outros símbolos

Runas

As famosas runas vikings na verdade são um alfabeto. Os símbolos constituem os instrumentos linguísticos

Símbolo Integral

O símbolo integral (∫) usado, na matemática, para representar a notação introduzida, no final do

Símbolo Nacional

Símbolos Nacionais

Os símbolos nacionais são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir