A palavra ‘símbolo’ tem sua origem no grego antigo (sýmbolon), que significa agregar. O termo passou a ser usado para designar um signo em que o significante (forma gráfica + som) representa um significado (conceito). Na mitologia grega, há inúmeros símbolos que representam tanto objetos quanto atividades relacionadas com seus deuses.
Dentre os principais símbolos gregos estão:
Pavão
Além de ter o gigante cuidando de Io, Hera passava a maior parte de seu tempo ferindo as amantes de Zeus. Sem contar as punições a quem, por acaso, achasse que outras mulheres eram mais belas do que ela – que exibia sua beleza como um pavão.
Raios
A águia representa a sua posição soberana sobre outros deuses e mortais, a árvore simboliza a força e o raio é o seu sinônimo – a sua arma. A imagem de Zeus, na maioria das vezes, aparece acompanhada de um relâmpago ou com um raio em suas mãos.
Tridente
Também conhecido como o deus dos terremotos, Poseidon também é associado à figura do golfinho.
Capacete
O capacete de Hades faz com que qualquer um que o utilize fique invisível. Perseus o usou para matar Medusa, por exemplo. Assim como o raio de Zeus e o tridente de Poseidon, o capacete também era um dos presentes dos ciclopes (gigantes de um olho só).
Fogo
Héstia é a guardiã do fogo sagrado. Sua chama brilhava continuamente nos templos e lares, todas as cidades possuíam o fogo, que deveria, essencialmente ser conseguido através do sol.
Trigo
Na condição de deusa da agricultura realizou longas viagens, junto a Dionísio, com o objetivo de ensinar os homens a cuidarem da terra e das plantações.