Gama

Gama é a terceira letra do alfabeto grego. Graficamente representada por ‘Γ’ (maiúscula) e ‘γ’ (minúscula), a letra tem origem no alfabeto fenício, parece com o ‘C’ ou ‘G’ usado atualmente e possui valor numérico de 3 (três).

A importância do alfabeto grego, ainda hoje, é imensa. Além de ser a escrita de uma das mais consideráveis culturas desenvolvidas pela humanidade, ela foi difundida e alcançou as mais diversas regiões do mundo, como o Egito, Cáucaso e a Índia – servindo como base para a construção de diversos alfabetos, como o georgiano e o cirílico. Isso sem contar o uso das letras gregas nas fórmulas químicas, na astronomia, na matemática, dentre outros.

Quanto a letra gama, a grafia minúscula (γ) representa:

  • Radiação Gama (Física nuclear) – também conhecida por raio gama, trata-se de uma radiação eletromagnética produzida, essencialmente, por elementos radioativos. Por conta de sua alta energia, os raios gama também são produzidos em fenômenos astrofísicos, constituem um tipo de radiação ionizante capaz de penetrar mais profundamente na matéria e são capazes de causar danos no núcleo das células (comumente usados para esterilizar alimentos e equipamentos médicos.
  • Peso específico – peso por unidade de volume (N/m³). Calculado através da multiplicação da massa volúmica do material pela aceleração da gravidade. O peso específico da água, um dos valores mais usuais, a uma temperatura de 20ºC e pressão de 1 atm, é igual a 9790,4 N/m³.
  • Coeficiente de expansão adiabática (Termodinâmica) – razão entre a capacidade térmica (a pressão constante) e a capacidade térmica (a volume constante). Na expansão adiabática, o sistema trabalha sobre o meio, não troca calor com o meio externo e a energia interna diminui.

Já a grafia maiúscula (Γ) representa:

  •  Função Gama (Matemática) – trata-se de uma extensão da função fatorial aos números complexos (Z= x + iy, em que ‘x’ e ‘y’ são números reais e ‘i’ a unidade imaginária).
  • Distribuição gama (Estatística) – distribuição de probabilidade contínua que contém dois parâmetros ‘r’ (forma) e ‘α’ (escala), dois quais é exigido r > 0 e α > 0.