Símbolo da Enfermagem

A enfermagem é a ciência cuja especialidade é a assistência/cuidado ao ser humano, seja individualmente, familiar ou em comunidade de modo holístico e integral, desenvolvendo em equipe ou de forma autônoma atividades de prevenção, reabilitação, proteção e recuperação da saúde.

No Brasil, o profissional de enfermagem possui nível superior e deve está preparado para atuar em todas as áreas da saúde: administrativa, assistencial e gerencial. No mercado de trabalho, há ainda o técnico de enfermagem (nível médio) e o auxiliar de enfermagem (nível fundamental), ambos confundidos com o enfermeiro, no entanto, este último é o único que está legalmente habilitado à solicitar exames e prescrever medicamentos, desde que esteja ligado à uma instituição. Na área educacional, a função de mestre é a de orientar e acompanhar futuros profissionais.

No calendário mundial, o dia 12 de maio é reservado para honrar o profissional de enfermagem – a data foi escolhida em homenagem a enfermeira Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820. Durante a Guerra da Criméia, Florence liderou 38 voluntárias e gerenciou o hospital de campanha. Em suas noites dedicadas ao atendimento às vitimas da guerra, a incansável enfermeira caminhava entre os enfermos carregando uma lamparina que além de iluminar o seu percurso também anunciava àqueles que esperavam por cuidados médicos que ela estava se aproximando. Devido ao seu costume de carregar consigo um lâmpada, Florence ficou conhecida como a ‘Dama da Lâmpada’ e em sua memória a lâmpada fora adotada como o símbolo da enfermagem.

A lâmpada, no caso, trata-se de uma lamparina grega, semelhante às dos gênios das histórias infantis. Na maioria das vezes, o símbolo aparece em conjunto com uma imagem de uma cruz vermelha e uma cobra. No entanto, o símbolo não deixar de representar o cuidado, zelo e respeito necessários a todos os indivíduos que se dedicam ao ofício.

símbolo da enfermagem
O significado dos desenhos foram determinados, em 1999, pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), de acordo com a resolução:

  • Lâmpada: caminho, ambiente;
  • Cobra: alquimia, magia;
  • Cobra + cruz: ciência;
  • A cor verde: cura, saúde, tranquilidade;
  • A pedra símbolo é a esmeralda;
  • O verde esmeralda é cor da profissão.

É interessante pontuar que o símbolo do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem também apresentam a lamparina, porém, junto à uma representação de uma seringa (técnica).

simbolo-enfermagem-tecnico