Símbolos de Trânsito

É através dos símbolos de trânsito que os motoristas, os pedestres, os ciclistas e os motociclistas se orientam, são advertidos, regulados e instruídos a seguir a circulação, por vias terrestres, mais segura e adequada.

Localizadas ao lado ou suspensas sobre as vias, os sinais são instituídos pelo Código de Trânsito ou por uma legislação complementar. O CTB também determina, sempre que for necessário, a instalação de placas e demais sinalizações. É essencial, para qualquer condutor, reconhecer os símbolos e saber os seus respectivos significados.

Os sinais de trânsito são classificados em seis categorias: horizontais (faixa de pedestre), verticais (placas de trânsito), sonoros (silvos de apito), luminosos (semáforo), dispositivos de sinalização (cones, cavaletes) e gestos do agente de trânsito e do condutor (movimentos realizados com os braços).

Quanto aos sinais verticais (placas de trânsito), estes possuem sete categorias – apresentando cor e formas diferentes.

Placas de Regulamentação

simbolos-de-transito-placas-regulamentacao

São utilizadas para indicar limitações, obrigações e proibições. Violar tais placas constitui em uma infração no Código de Trânsito Brasileiro, ficando o condutor sujeito a multa e penalidades.

As placas de regulamentação possuem, essencialmente, o formato circular, as bordas vermelhas e o fundo branco – com exceção da placa de ‘parada obrigatória’, que possui o formato hexagonal e o fundo vermelho, e da placa ‘dê a preferência’, que apresenta um formato triangular.

Placas de Advertência

simbolos-de-transito-placas-advertencia

Tais placas não possuem o caráter punitivo, o objetivo é advertir o condutor, ou seja, alertar sobre possíveis ‘perigos’ na via. Normalmente, são quadradas (instaladas na diagonal) e possuem o fundo amarelo. A advertência pode ser tanto para a aproximação de curvas ou cruzamentos, quanto para a presença constante de animais ou crianças na via – o que exige atenção redobrada.

Placas de Indicação

simbolos-de-transito-placas-indicacao

Indicam e orientam o condutor sobre o local ou destino. As que possuem o fundo azul indicam o local e, as de fundo verde apontam o destino – utilizando setas e quilometragem.

Placas de Sinalização de Obras

simbolos-de-trasinto-placas-obras

O próprio nome indica o objetivo da tais placas: informar o condutor da aproximação de obras. Normalmente, possuem o formato quadrado (instaladas na diagonal) e o fundo amarelo. Algumas também apresentam, em baixo, a indicação da distância.

Placas de Educativas

simbolos-de-transito-placas-educativas

O propósito de tais placas é educar o condutor quanto ao seu comportamento no trânsito. São retangulares e possuem o fundo branco.

Placas de Atrativos Turísticos

simbolos-de-transito-turismo

Indicam e orientam o condutor quanto a localização de atrações turísticas locais. Possuem o fundo marrom e contém o nome e o símbolo do local.

Serviços Auxiliares

simbolos-de-transito-servico

Informam e orientam o condutor quanto aos lugares em que os mesmos podem dispor dos serviços indicados – hospitais, restaurantes e postos de gasolina, por exemplo. Possuem formato retangular, com fundo azul e contém o símbolo do serviço.

Outros símbolos

Runas

As famosas runas vikings na verdade são um alfabeto. Os símbolos constituem os instrumentos linguísticos

Símbolos Chineses

Os símbolos chineses ou caracteres Han (Hanzi) não são propriamente ideogramas, mas sim logogramas –