Interrobang

O interrobang, também conhecido por interabang, é um símbolo poderoso com um conceito original e confuso, mas que merece um lugar na lista de inovações tipográficas mais arrojadas do século XX. Muitas vezes representado por ‘?!’ ou ‘!?’, o sinal de pontuação – fora do padrão utilizado em vários idiomas – destina-se a combinar as funções do ponto de interrogação e do ponto de exclamação (conhecido em impressoras e ‘compositores’ tipógrafos como ‘bang’). Quando mesclados, eles precisam apenas de um ponto – o vocábulo em si é um exemplo de formação de palavra que incorpora uma onomatopeia.

Interrobang

A origem do caractere remonta a publicidade da década de 1960. O publicitário Martin Spekter procurava por uma maneira de expressar espanto, pois não achava interessante a forma ‘?!’. Foi então que surgiu o interrobang, anteriormente chamado de ‘exclamaquest’ e ‘QuizDing’.

O novo símbolo logo ganhou popularidade e foi tema de um artigo no Wall Street Journal – o que inspirou empresas como a IBM a adicionar uma tecla dedicada em seus teclados. O sucesso, no entanto, não durou por muito tempo, muito porque as pessoas preferiam a incredulidade de enfatizar seus ‘espantos’ com várias pontuações, ou o interrobang fosse um tanto feio esteticamente.

Hoje, é possível encontrar o caractere em fontes como a Calibri, Palatino e Helvetica. Em tamanhos pequenos, o interrobang é visivelmente indecifrável e tão confuso quanto a ideia que transmite.