Alfa (letra grega)

Alfa (α), derivada da letra fenícia ‘Aleph’, é a primeira letra do alfabeto grego – além da letra alfa, o alfabeto é composto por mais 23 letras. Estudos apontam que o sistema foi instituído por volta de 750 a.C. e continua sendo usado até os dias atuais, tanto no grego moderno quanto na física, matemática e astronomia. A letra ‘a’ do latim e do alfabeto cirílico surgiram de Alfa.

alfa-letra-grega

Segundo o Cristianismo, Jesus Cristo disse ser “o Alfa e o Ômega (última letra do alfabeto), o primeiro e o último, o princípio e o fim” (Apocalipse 22:13)

Em Moralia, uma das principais obras de Plutarco (46 a.C. – 120 a.C.), o filósofo grego apresenta uma discussão sobre a existência de alguma razão para a letra alpha ser a primeira no alfabeto. O narrador da obra sugere que Cadmus, o fenício que provavelmente morou em Tebas e trouxe consigo o alfabeto, “colocou alfa primeiro porque esse é o nome, que na língua fenícia, significa touro”. Para os fenícios, assim como Hesíodo, a palavra (significado) era considerada não como a terceira ou segunda, mas sim como a primeira das necessidades.

É notável a referência a uma passagem da obra ‘Os Trabalhos e Os Dias’, de Hesíodo, que aconselhava os fazendeiros gregos a “primeiro conseguir um touro, depois uma mulher”. A explicação mais simples para a recomendação é que ela era a primeira letra no alfabeto fenício.

Ainda de acordo com Plutarco e a sua atribuição de vogais aos planetas, alfa estava relaciona à Lua. Pelo fato de que também eram relacionados à Lua no simbolismo religioso, tanto de sumérios quanto de egípcios, muito devido ao formato crescente de seus chifres.

Quanto a sua grafia, a letra alfa maiúscula normalmente não é utilizada como símbolo pois geralmente aparecem escritas de forma idêntica à letra ‘A’ do alfabeto latino. Já o ‘α’ minúsculo é usado como símbolo em diversas aplicações: coeficiente linear de dilatação térmica, aceleração angular e para indicar proporcionalidade em física.

Normalmente, Alfa (letra grega) é usada como adjetivo para indicar a primeira ou a sentença mais significativa: macho alfa e versão alfa de um software, por exemplo.