Símbolos de Acessibilidade

Como a própria norma NBR 9050 (que estabelece os requisitos básicos de acessibilidade a mobiliários, edificações, equipamentos e espaços urbanos) indica: acessibilidade é a possibilidade e condição de entender, perceber e assegurar, com segurança e autonomia, o direito de ir e vir de toda a população. No entanto, vale ressaltar que a estrutura física, por si só, não é suficiente, também é preciso respeitar as diferenças de cada um para que o seu uso seja considerado correto.

O símbolo internacional de acessibilidade – reconhecido pela maioria das pessoas – aparece sempre voltado para o lado direito e, até então, não pode ser estilizado e/ou modificado. Encontrado em vagas de estacionamento, ônibus adaptados, rampas de acesso de edifícios, etc, o pictograma foi desenvolvido, em 1968, pela desenhista dinarmaquesa Susanne Koefoed. No Brasil, o símbolo só foi adotado oficialmente em 1985 através da Lei nº 7.405.

Simbolo acessibilidade para cadeirantes

Por mais representativo que o símbolo seja, não há como não notar que o foco dele está na cadeira de rodas e não na pessoa cadeirante. Desta forma, o pictograma só reforça a ideia de que a população que precisa de acessibilidade são passivas e dependentes. Era preciso ser criado um novo ícone – mais humano e que continuasse sendo facilmente reconhecido.

A nova versão, proposta por Sara Hendren, enfatiza que o cadeirante está no controle do seu próprio movimento, além de está ativo e engajado. A mudança dividiu opiniões e ainda não foi oficializada por nenhum país.

Nova versão de pictograma para cadeirante

Segundo a NBR 9050, a representação atual tem a finalidade de indicar que espaços, serviços, equipamentos urbanos e mobiliários são acessíveis a pessoas com deficiência (cadeirantes, auditivos, visuais) ou com maior grau de dificuldade de locomoção (obesos, gestantes, idosos). Ou seja, existem diversos outros símbolos de acessibilidade para localizar e atender às necessidades específicas de cada pessoa.

símbolo deficiente auditivo

símbolo deficiente visual

Há ainda os símbolos que indicam as 4 condições, mesmo que temporária, em que a pessoa se encontra e necessite de algum tipo de acessibilidade ou atendimento/serviço diferenciado. Na ordem da esquerda para a direita: gestantes, adultos com criança no colo, pessoas idosas e obesos.

símbolos acessibilidade

Outros símbolos

Bandeira do Esperanto

Das línguas artificiais – todo idioma construído e definido por um grupo pequeno de pessoas,

Símbolo do autismo

Símbolo do Autismo

Existem vários símbolos associados ao autismo, cada um com seu próprio significado. Alguns dos mais

Símbolos dos Signos

Desenvolvido por astrônomos da antiga Babilônia e reconhecido como o primeiro sistema de coordenadas, o