Quando uma pessoa se refere ao símbolo da paz imediatamente nos vem à cabeça a imagem do conhecido círculo com três linhas no interior. É quase uma unanimidade, aos que pertencem a geração pós 2ª Guerra Mundial, a familiarização com o desenho e o seu respectivo significado. No entanto, o que poucos sabem é que esse símbolo não foi criado para ser o símbolo da paz e tampouco foi a primeira imagem a simbolizar o conceito que exprime a união, o bem estar, a harmonia e a satisfação.

Criado pelo britânico Gerald Holtom, em 1958, a finalidade inicial era representar visualmente o movimento para o desarmamento nuclear – alguns historiadores supõem que a criação do símbolo fora encomendada pelo Comitê de Ação Direta contra a Guerra Nuclear. Claro que, assim que a imagem começou a se popularizar, logo outras bandeiras a adotaram e é bem provável que Holtom não imaginou que o seu desenho iria ser utilizado para outros fins e muito menos que iria atravessar fronteiras oceânicas. O certo é que, até então, não aconteceu nenhuma guerra do tipo e, atualmente, o símbolo estampa camisetas, aparece em diversos acessórios e até mesmo é tatuado na pele de muitas pessoas.

simbolo-paz-amor-

O símbolo chegou aos Estados Unidos, no mesmo ano da sua criação, através de um manifestante pacifista. Mas só em 1960, quando a União Estudantil para a Paz reproduziu, em massa, a imagem, a mesma passou a ser utilizada como sinal da paz. Milhares de cópias foram vendidas em vários centros estudantis e em universidades. Com a crescente disseminação, no início da década de 1970, a marca já era aceita como o símbolo oficial do sentimento de paz.

Quanto às referências de Holtom para a sua criação, esta veio dos sinais de bandeiras.

Criação-do-Símbolo-da-Paz

O que Holtom fez foi, basicamente, combinar dois sinais que representavam as letras ‘n’ e ‘d’ – as iniciais para Nuclear Disarmament (desarmamento nuclear, em tradução livre para o português).

Portanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ‘símbolo paz e amor’ não foi desenvolvido pelo movimento hippie. Outros movimentos, que se apropriaram da imagem – New Age (Nova Era), Satanismo (conhecido como Cruz de Nero) e até mesmo apareceu como símbolo da anarquia – também não são os responsáveis pela criação da marca.

Outros símbolos

Símbolos Ciganos

Imagine um mundo em que os indivíduos não possuem documentos, endereço fixo, conta em banco

Símbolo Nacional

Símbolos Nacionais

Os símbolos nacionais são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir

Sol Vergina

Sol de Vergina

O Sol de Vergina (ou Estrela Argeada, ou ainda Estrela de Vergina) é uma simbólica