Significado de Âncora

A âncora é uma palavra que faz parte, essencialmente, do vocabulário náutico. Com origem no grego ÁGKYRA, uma âncora é uma peça de ferro maciça, com muita resistência e pesada que, pressa em uma corda ou corrente, ao ser atirada ao mar ou rio imobiliza um objeto flutuante. Em sentido figurado, o vocábulo pode indicar proteção, abrigo ou apoio.

Símbolo relevante em várias culturas ao longo da história, a âncora, em Roma, por exemplo, simbolizava Netuno, deus do mar. Antes eram Poseidon e Amphitrite, respectivamente deus e deusa do mar, e, ainda na Grécia Antiga havia Tritão (meio homem, meio peixe). Na mitologia hindu, há Varena (a deusa do oceano), enquanto na mitologia escandinava, Rán, deusa norsa cuja aparência fora afetada por puxar âncoras, também aparece associada ao objeto.

ancora-de-navio

Mas o que significa âncora? Considerada um símbolo de força, firmeza, esperança, tranquilidade e fidelidade, ela representa a parte mais estável do nosso ser, ou seja, o lado que, mesmo em meio as tempestades (adversidades), consegue manter a estabilidade dos barcos (vida). Algumas vezes, no entanto, a âncora pode simbolizar a barreira e o atraso, na medida em que o objeto em seu sentido literal se fixa em determinado lugar.

Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, a última esperança em uma situação de tempestade e, por esse motivo, simboliza também o conflito entre o líquido (água) e o sólido (terra).

âncora

O simbolismo que o objeto carrega de confiança e estabilidade também é extensível às relações de amizade e conjugais, haja vista que a âncora devolve a harmonia e a esperança em momentos turbulentos – podendo representar a vida a dois, assim como o fato de uma amizade ser baseada no companheirismo e na crença de que o amigo estará sempre por perto.

Na Bíblia, a palavra âncora é citada em Hebreus 6:19: “Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura…”, trecho que se refere à esperança com as promessas de Deus. Há ainda outra representação com o semi círculo virado para cima (mundo espiritual) que coroado pela cruz da matéria representa a existência real. Tal combinação cria a cruz da escora – símbolo oculto usado pelos cristãos do império romano.

FOTOS-DE-TATUAGENS-DE-ANCORA

As âncoras também são muito populares em tatuagens – muito se deve a simbologia que elas carregam. Considerada uma tattoo Old School, o símbolo que antes era visto em marinheiros, fuzileiros navais e oficiais da marinha, atualmente é utilizado por qualquer pessoa que queira expressar na pele o simbolismo que o objeto representa.